terça-feira, 10 de junho de 2014

Série de minerais Silicatos e Germanatos .

Feldspato
Rocha de Feldspato na sua forma natural
       Feldspato (do alemão feld, campo; e spat, uma rocha que não contém minério) é o nome de uma importante família de minerais, do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre. Cristalizam nos sistemas triclínico ou monoclínico.
Eles cristalizam do magma tanto em rochas intrusivas quanto extrusivas; os feldspatos ocorrem como minerais compactos, como filões, em pegmatitas e se desenvolvem em muitos tipos de rochas metamórficas. Também podem ser encontrados em alguns tipos de rochas sedimentares.
Amostra da localização do Feldspato em uma rocha

Características:
Grupo de aluminossilicatos de potássio, sódio e cálcio que compreende os plagioclásios e feldspatos alcalinos.
Na sua fórmula geral, A=Ca, Na, K e B=Al, Si.
Ocorre em todos os principais tipos de rochas, mas principalmente nas ígneas, o que torna bastante difícil a quantificação de suas reserva


Usos e Aplicações
Os feldspatos possuem numerosas aplicações na indústria, devido ao seu teor em alcalis e alumina. As aplicações mais importantes são:
Fabrica de vidro (sobretudo feldspatos potássicos; reduzem a temperatura de fusão do quartzo, ajudando a controlar a viscosidade do vidro).
Fabrica de cerâmicas (são o segundo ingrediente mais importante depois das argilas; aumentam a resistência e durabilidade das cerâmicas)
Como material de incorporação em tintas, plásticos e borrachas devido à sua boa dispersibilidade, por serem quimicamente inertes, apresentarem pH estável, alta resistência à abrasão e congelamento e pelo seu índice de refracção (nestas aplicações usam-se feldspatos finamente moídos)
Produtos vidrados, como louça sanitária, louça de cozinha, porcelanas para aplicações elétricas
E ainda, em elétrodos de soldagem, abrasivos ligeiros, produção de uretano, espuma de látex, agregados para construção.
Cristais de Quartzo e Feldspato expostos ao tempo

Reservas e Produção:
Em todos os países produtores as reservas de feldspato são expressivas. No Brasil, as reservas oficialmente conhecidas são da ordem de 79,3 milhões de toneladas, destacando-se o Estado de Minas Gerais (53,1%) e o Estado de São Paulo (37,4%).Outros Estados como Bahia, Ceará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina são também detentores de reservas de feldspato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário