quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Epídoto

Epídoto 
epídoto, Ca2(Al, Fe)3(SiO4)3(OH), é um mineral sorossilicato algumas vezes encontrado em rochas eruptivas associado à piroxena, albite, clorite, ao feldspato e ao quartzo. Tendo um grau de dureza próximo ao do quartzo (6,7). O nome epídoto é originário do grego epidosis "acrescimento". Pode ser chamado também de pistacita, por sua cor se assemelhar à do pistache.
O epídoto pode ser encontrado no Brasil, ÁustriaEUA e Madagascar.

Propriedades Diagnósticas - Cor (em geral amarelo-esverdeado), longitudinalmente estriado, clivagem, decomposto parcialmente em HCl.
Ocorrência - Mineral tipicamente metamórfico e hidrotermal, ocorrendo em rochas como gnaisses, mica xistos, anfibolitos, serpentinitos, skarnitos; também ocorre em rochas como quartzitos, calcários e arenitos como produto de alteração. Ocorre em basaltos, por alteração de albita (espilitização). Descrito também em granitos.
Usos - Usado como gema.
Epídoto é um cristal especial que amplia a sintonia espiritual e combate a resistência em despertar este nosso lado. Psicologicamente, ele fortalece a nossa percepção, aumenta a coragem para viver a vida ao máximo e capacita a pessoa a manifestar seus sonhos. A pedra epídoto age também nos auxiliando a controlar nossas emoções e é extremamente benéfico nos casos de depressão. No corpo físico ela fortalece o nosso sistema imunológico e é útil nas enfermidades do fígado e da visícula biliar.
Intrusões de Epídoto no Quartzo

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Turquesa


Turquesa
Turquesa é uma gema geralmente entre a cor ciano e o verde, gerando a cor homônima. As variedades mais caras são a "robin's egg blue," (cor azul do céu). As inferiores são esverdeadas. A turquesa que se desvanece na cor é também inferior. A turquesa é um fosfato de alumínio com pequenas quantidades de cobre e ferro. A gema é apenas ligeiramente mais dura do que o vidro.
Em épocas antigas, turquesa foi usada pelos egípcios e foi retirada por eles na Península do Sinai. Existem depósitos importantes no Irã perto de Nishapur e também no sudoeste americano. 

A turquesa era considerada a pedra nacional da Pérsia e usada intensamente na decoração de objetos. A turquesa é usada por artesãos nativos americanos especialmente os trabalhadores em metais da tribo de índios Navajos da América do Norte. O material vívido encontrado no Arizona é conhecido como Bisbee Blue. Turquesa também é usada na camiseta do time de futebol inglês Chelsea, sendo uma das cores mais famosas em relação ao uniforme no mundo.

A turquesa, juntamente com o coral, é usada extensivamente em joalheria no Tibete e na Mongólia. A turquesa é encontrada na China e retirada das minas para venda a outros países, mas não é usada em joalheria. Algumas esculturas são feitas da mesma maneira que esculturas com jade.
Os astecas, assim como povos nativos da América do Norte, utilizavam a turquesa como amuleto protetor. Os astecas não limitavam o uso da turquesa a amuletos e utilizavam-na para armas, escudos e provavelmente objetos cerimoniais. Atributos Modernos: Considerada uma poderosa pedra curativa, auxilia nos tratamentos de olhos e de todos os órgãos da região do tórax, além do pescoço. Absorve energias negativas. Equilibra as emoções e proporciona clareza na expressão dos pensamentos. Sua cor se altera como prenúncio de alguma doença ou ocorrência desagradável para seu portador. Relaciona-se à proteção, ao amor, ao companheirismo, à prosperidade e à sorte; traz alegria e descontração. Atrai sorte, beleza e serenidade de quem a possui. Quanto presenteada, concede riqueza e felicidade.Equilibra energias Yin/Yang. Excelente harmonizador espiritual.